O envelhecimento é um processo biológico do organismo humano que ocorre de dentro para fora e pode ser controlado.
A adoção de uma rotina com estilo de vida baseado em bons hábitos, a prática de atividades físicas, o cultivo de uma alimentação balanceada e o acompanhamento médico ajudam a pessoa a viver mais e melhor.
Existem tratamentos e nutrientes que são capazes de diminuir a velocidade desse processo e promovem uma longevidade saudável. Neste texto, vamos falar sobre eles.
Estilo de vida
Uma vida longa e saudável é seguramente o maior desejo de todos nós. Deixar hábitos ruins para trás, como comer mal e ser sedentário, não é uma missão fácil.
No sentido de ajustar esse novo modo de vida, organize a sua rotina. Separe um dia e prepare a alimentação da semana, com os alimentos pré-cozidos e congelados, evitando os deslizes.
Faça exames periódicos e busque orientação médica ou do nutricionista com intuito de verificar a deficiência de vitamina ou existência de colesterol alto.
Evite substâncias ruins para a saúde, como frituras, excesso de açúcares e sal, e mantenha o cérebro ativo, ajudando as pessoas, lendo e aprendendo algo novo a cada dia.
Atividade física
Escolha um exercício que tenha prazer, como caminhar, dançar, nadar e cuide da sua saúde. Adote mudanças de hábito na sua rotina, preferir as escadas aos elevadores, saia para passear com o cachorro, vá à padaria a pé e deixe de lado o sedentarismo.
Mova-se e garanta uma boa qualidade da saúde. Você diminui o risco de doenças e aumenta o tempo de vida.
Alimentação balanceada
As pesquisas comprovam que a alimentação correta tem um papel fundamental no envelhecimento saudável. Ela contribui para a melhora no sistema imunológico, na qualidade de sono, no trânsito intestinal, no humor e na capacidade de concentração.
Envolve a escolha de alimentos que mantêm o peso ideal e garantem uma saúde plena. O ideal é ingerir alimentos naturais. A quantidade necessária varia em cada organismo, considerando altura, idade, peso e estilo de vida.
Uma refeição saudável consta de vários grupos alimentares, incluindo proteínas, fibras, frutas; da quantidade certa de cada tipo de alimento; da inserção de alimentos in natura; e de elementos coloridos que fornecem diferentes nutrientes.
Aliás, os nutrientes devem fazer parte da rotina alimentar do dia a dia, pois são fundamentais para a longevidade. Eles são compostos de:
- Clorofila: pigmento verde que atua no sistema imunológico, aumenta o número de anticorpos e evita o envelhecimento das células. Encontrado em couve, brócolis, salsa, coentro, cenoura, abóbora, rúcula, alface, pepino;
- Antocianina: cor roxa, ação antioxidantes, anti-inflamatório e antiviral. Presente em cebolas, feijão, romãs e uva;
- Licopeno: corante vermelho que neutraliza os radicais livres, protege as células e estimula o sistema imunológico. Pode ser achado no tomate, melancia, melão, goiaba, papaia, pitanga e caqui.
Acompanhamento médico
O envelhecimento cronológico faz com que a aparência da pele e dos outros órgãos do corpo mude ao longo dos anos. Fatores externos, como o estresse, o fumo, a radiação solar e o estilo de vida ruim influenciam o procedimento e colaboram com o surgimento de manchas, casquinhas, asperezas e rugas.
Envelhecer faz parte da nossa história, mas cuidados básicos podem suavizar seus efeitos. Além das dicas citadas acima, você pode procurar tratamentos em clínicas especializadas.
Os tratamentos variam de acordo com cada caso e devem ser associados à disciplina e disposição com objetivo de modificar os maus hábitos. Eles podem ser difíceis de largar, mas que tal tentar? Acompanhe mais dicas e se prepare para uma longevidade saudável nas nossas redes sociais.
Contato
- Rua Visconde de Pirajá, 351 sala 1002 – Ipanema/RJ
- (21) 99304-6300
- [email protected]
- De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h