O bem-estar passa pela alimentação

Alimentação é a chave para uma vida saudável. Você já deve ter ouvido isso. Essa afirmação não poderia ser mais verdadeira. Entretanto, para que seja válida, a alimentação precisa ser balanceada e regrada. Uma má alimentação, que não contenha os nutrientes necessários, ou que tenha algum elemento em exagero, pode ser extremamente danosa à saúde. Nas palavras de Hipócrates, o pai da medicina: “que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio“. Através de uma alimentação adequada podemos prevenir doenças e ajudar a tratar outras, provendo o reforço necessário que o corpo precisa para se recuperar.

Nesse contexto, o planejamento alimentar vem somar esforços aos outros ramos da medicina, auxiliando na prevenção de doenças e na recuperação dos pacientes. As pessoas estão entendendo, finalmente, que a alimentação é a chave da saúde.

Planejamento alimentar nos dias atuais

Como dito antes, a ideia de que a alimentação é a fonte da saúde e da sua manutenção não é recente. Desde os tempos de Hipócrates (460 a.C) esse conhecimento é difundido. Na antiguidade, dava-se valor aos bons alimentos. Havia uma facilidade em consegui-los, já que a vida era basicamente rural, e mesmo com os centros urbanos surgindo, ainda se podia ter acesso direto à produção.

Muita coisa mudou de lá pra cá. Hoje, com a concentração nos grandes centros, a alimentação ficou prejudicada, seja pela vida corrida, seja pela variedade de alimentos rápidos e pouco nutritivos que temos acesso. Isso atrapalha o desenvolvimento e causa danos à saúde. É mais fácil comprar comida congelada do que cozinhar todos os dias.

O planejamento alimentar ressurge como uma forma de identificar e auxiliar as pessoas a encaixarem, em suas rotinas, essa alimentação de qualidade, que tanto faz falta. Somado a outros ramos da medicina, ele traz soluções práticas e adaptadas a cada um. Assim, cada plano é único, feito de acordo com as necessidades reais de cada indivíduo.

Quais são os benefícios de uma alimentação saudável?

Além dos já citados, uma orientação alimentar correta te proporciona:

  • Noção real dos nutrientes que seu corpo precisa;
  • Possibilidade de equilibrar os déficits do organismo;
  • Planejamento alimentar individualizado;
  • Possibilidade de interação com outros fatores que interferem no bom aproveitamento alimentar.

Na Clínica Longevity, nossos profissionais estão prontos a te ajudar na pesquisa e reposição dos nutrientes que precisa, de maneira adequada, e sem excessos que podem prejudicar sua saúde. Agende uma consulta e veja como é simples ser saudável.